Cotidiano

Patrulha Amiga tem aula inaugural na Escola Atílio Destro

Programa tem como foco conscientizar as crianças sobre os perigos das drogas e mantê-las longe dos entorpecentes

Patrulha Amiga tem aula inaugural na Escola Atílio Destro

Uma aula diferente, com convidados ilustres como super heróis e autoridades municipais, além de segurança como a Polícia Militar, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros. Esta foi a aula inaugural realizada hoje (16), na Escola Municipal Atílio Destro, no Jardim Veneza.

 

Os alunos conheceram de perto o Programa Patrulha Amiga, realizado pelo Município de Cascavel pela Secretaria de Cidadania e Proteção à Mulher e Políticas Sobre Drogas; Secretaria de Segurança Pública e Proteção à Comunidade, além da  Secretaria de Educação.

 

A aula inaugural marcou a abertura do calendário escolar do programa que tem o objetivo de  conscientizar as crianças sobre os perigos oferecidos pelas drogas. “Nossas crianças são nosso futuro e precisamos cuidar muito bem delas, investindo em boas práticas como esta, que resultarão em benefícios  à vida de nossa população”, disse o vice-prefeito Renato Silva.

 

O Programa Patrulha Amiga busca, também, trabalhar junto à comunidade, profissionais da educação, alunos e demais parceiros, a prevenção à violência e ao uso e abuso de álcool e outras drogas. Tem como foco também a efetivação do currículo para Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel. “É muito importante realizar este trabalho, desde a educação infantil ao ensino fundamental, pois a criança é o maior agente de transformação de uma sociedade”, disse a secretária de Educação, Márcia Baldini.

 

O Programa Patrulha Amiga mostra às crianças como se manter longe das más companhias, evitar a violência, resistir às pressões diretas e indiretas e a sempre acionar os pais ou responsáveis quando necessário. O Programa terá duração de três meses e será ministrado pela  Secretaria de Cidadania e Proteção à Mulher e Políticas Sobre Drogas, por meio da equipe do Departamento de Cuidados e Prevenção às Drogas e guardas municipais da Força Escolar.

 

O secretário de Segurança Pública e Proteção à Comunidade, Pedro Fernandes, destaca os objetivos do programa. “Precisamos preparar nossas crianças com informação e orientação para  o futuro. Queremos um mundo melhor por isso investimos na formação das nossas crianças”, diz.

 

O início

O Programa Patrulha Amiga teve início em 2018 contemplando 39 escolas da rede municipal de ensino. Nos anos seguintes, este número foi ampliado, bem como o número de estudantes atendidos pelo Patrulha Amiga.

 

O programa pretende atender as escolas municipais de forma híbrida e remota será ampliado para atendimentos aos alunos dos colégios estaduais, buscando parceiras com a rede atenção e proteção social de Cascavel.

 

“O Programa Patrulha Amiga  tem o objetivo de levar às escolas municipais do primeiro ao quinto anos, a informação de que é possível ser feliz sem drogas e os prejuízos que a dependência química pode trazer para o indivíduo e para  a sociedade”, finalizou o secretário Misael Júnior, da Secretaria Especializada de Cidadania, da proteção à Mulher e Políticas sobre Drogas.

 

Vídeo 01 clique aqui

 

Vídeo 02 clique aqui

 

Vídeo 03 clique aqui

Assessoria