Esportes

Patrícia Freitas vence regata com folga e pula para quinto no geral

201608111730121373_RTS.jpgRIO – Patrícia Freitas foi o grande destaque brasileiro na vela nesta quinta-feira, quando mostrou às adversárias do RS:X, a prancha a vela, o que é navegar em condições raríssimas na Baía de Guanabara. A atleta aproveitou o vento oeste, que sopra da cidade para o mar, para deixar todas as rivais para trás de forma impressionante. Na segunda regata do dia, ela venceu com mais de três minutos de diferença para a segunda colocada, a espanhola Marina Alabau, atual campeã olímpica. Antes, a maior diferença nas provas – que costumam ter chegadas acirradas – havia sido de 44 segundos. Vela – 11.08

? Eu fiquei muito satisfeita porque, com esse vento oeste, que é muito incomum aqui no Rio, a raia fica muito instável, tem muita falha no vento. Então, era um dia que poderia perder muito ponto, mas eu consegui ir bem e estou muito satisfeita ? disse Patrícia.

Além desta vitória, a brasileira terminou as outras provas do dia em terceiro e décimo lugares. Assim, ela saltou três posições no ranking geral e está em quinto. Patrícia tem 47 pontos perdidos.

APP RIO OLÍMPICO: Baixe grátis o aplicativo e conheça um Rio que você nunca viu

O vento também confundiu as concorrentes da brasileira. A italiana Flávia Tartaglini continua na liderança, mas viu as rivais se aproximarem. Embora tenha vencido uma regata, ela perdeu muitos pontos nas outras duas, com um 10º e um 12º. Soma, agora, 35 pontos perdidos.

Na vela, o vencedor de cada regata soma um ponto, o segundo lugar soma dois e assim por diante. A medalha de ouro fica com aquele que tiver menos pontos perdidos ao final.

? Hoje foi muito complexo. Tive uma regata boa, mas as duas seguidas foram muito complicadas. Estava muito previsível. Estou cansadíssima ? admitiu Flávia.

O cansaço pode ser um aliado da brasileira. Por ser uma das mais fortes da flotilha, ela vem aguentando bem as variações do clima. Patrícia ganhou 4kg no último ano para prevenir lesões.

? Estou fisicamente bem, e isso é importante. Já começo a ver algumas meninas cansadas, e eu estou bem. Ainda tem (provas) amanhã e a regata das medalhas, e isso é importante