Cotidiano

Pato Bragado realiza dia intensivo de testes rápidos

Pato Bragado – A Secretaria de Saúde de Pato Bragado promoveu durante a semana uma ampla campanha de divulgação nos setores industriais, comerciais e públicos para que a população participe da coleta de testes rápidos de HIV na Unidade de Atenção Primária à Saúde da Família.

A campanha ocorre em alusão ao movimento Dezembro Vermelho, uma ação mundial de combate à Aids. Os testes são realizados por profissionais do Ciscopar e da secretaria.

A enfermeira responsável pela vigilância epidemiológica, Fernanda Regina Brod, explica que o exame é realizado por punção digital, portanto, indolor, sigiloso e rápido, com resultado em cerca de 15 minutos (laudo impresso).

A profissional conta que, apesar de o Município ser de pequeno porte, há casos de HIV e de Aids notificados e isso preocupa o setor e a secretaria, uma vez que o Ministério da Saúde estima que para cada pessoa infectada existem outras dez não sabem mas estão com o vírus. “E é importante salientar que o HIV é o vírus causador da Aids, que ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças, e é transmitido pelo sangue, secreções, sêmen e leite materno. Já a Aids é o estágio mais avançado da doença”, revela.

Vale lembrar que na unidade básica de saúde também são realizados testes rápidos, mediante agendamento, nas quintas e nas sextas-feiras.