Cotidiano

Passeio e conhecimento na Terra das Cataratas

Alunos visitaram os principais pontos turísticos de Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu é uma das terras mais ricas em termos de cultura e recursos naturais do mundo inteiro. Por isso foi eleita uma das 7 maravilhas da natureza. Além dos recursos naturais, a riqueza dos povos que habitam a cidade faz com que ela seja ainda mais especial. São mais de 72 grupos étnicos, provenientes de diversas partes do mundo, dentre dos principais estão os italianos, alemães, hispânicos (argentinos e paraguaios), chineses, ucranianos e japoneses. Comportando a segunda maior comunidade libanesa do Brasil e em termos proporcionais, a maior comunidade islâmica do Brasil. Sendo assim, Foz do Iguaçu é considerada um dos municípios mais multiculturais do Brasil. Também por estar numa região de fronteira, com Paraguai e Argentina, torna-se um local onde o acesso à língua e costumes variados é bastante fácil. Além disso, tantos imigrantes, associados à história da região, de origem indígena, acabam por formar um ambiente onde o conhecimento se faz em cada espaço.

Além da diversidade dos povos, a natureza e a tecnologia se aliaram há anos, para formarem um dos maiores complexos de geração de energia do mundo: a Usina Hidrelétrica de Itaipu. Fora isso, Foz do Iguaçu é conhecida internacionalmente por suas atrações, que trazem visitantes do Brasil e do mundo. A mais famosa delas são as Cataratas do Iguaçu, no Parque Nacional do Iguaçu, sendo um Patrimônio Mundial Natural da Humanidade, tombado pela Unesco; a Hidrelétrica Binacional de Itaipu, que é a maior hidrelétrica do mundo em produção anual de energia; o Marco das Três Fronteiras, a foz do Rio Iguaçu no Rio Paraná – onde as fronteiras da Argentina, Brasil e Paraguai se encontram – a Ponte Internacional da Amizade, na divisa entre Brasil e Paraguai e Ponte da Fraternidade – divisa entre Brasil e Argentina – além do Parque das Aves, local com aproximadamente 900 aves de 150 espécies.

Foi por causa das inúmeras possibilidades de aprendizado, que uma equipe de professores dos 7ºs anos do Colégio Santa Maria, sendo das disciplinas de Ciências, Geografia, História e Ensino Religioso, organizou uma viagem interdisciplinar à Terra das Cataratas. Nesse “passeio” professores e alunos puderam conhecer diversos locais, onde o conhecimento está explicito em todos os sentidos, tanto no que diz respeito ao olhar, contemplar, tocar, sentir e participar. Visitando as Cataratas do Iguaçu, tiveram a possibilidade de conhecer um pouco mais sobre a natureza. Na Usina Hidrelétrica de Itaipu, a ciência se mostra de forma grandiosa. Já no Templo Budista e na Mesquita foi possível visualizar a fé e a religião em suas variadas formas, sendo uma forma de compreender a diversidade e respeitar as diferenças.

A formação humana que esse tipo de atividade proporciona vai muito além do que é possível em sala de aula. Os livros nos mostram os caminhos, porém, ao percorrê-los, encontramos uma variedade de fatores, pessoas e lugares que nos ensinam a partir do que são e do que foram constituídos. Confira alguns momentos da viagem: