Esportes

Passeio ciclístico City Tour será nesse domingo em Toledo

Não é só lazer, os médicos recomendam a atividade física como fundamental para a nossa saúde

Sozinho ou acompanhado, andar de bicicleta, além de ser uma diversão, também é um hábito saudável. Pensando nisso, a Secretaria de Esportes e Lazer programou para o próximo domingo (25) a primeira edição do Passeio Ciclístico City Tour. A concentração acontece a partir das 8h no Parque Ecológico Diva Paim Barth.

A saída está programada para as 9 horas. As inscrições podem ser realizadas antecipadamente na Secretaria de Esportes ou no dia do evento. O trajeto totaliza aproximadamente 17km. A intenção é passar por quatro pontos turísticos da cidade: os dois lagos, Diva Paim Barth e Parque do Povo, Praça do Relógio e a Praça do Avião. A chegada é no mesmo ponto da largada.

“A intenção desse primeiro passeio é juntar todos os grupos de pedal existentes na cidade. O esporte tem crescido muito no município e merece nossa atenção. O objetivo é tornar o passeio uma tradição e a pedalada um hábito em Toledo”, informou a coordenadora do Setor de Lazer e Recreação da Secretaria de Esportes e responsável pela organização do passeio, Juliana Buccioli.

O evento é realizado em parceria com a Secretaria de Segurança e Trânsito, que fará a escolta dos ciclistas, e a Secretaria de Saúde. No retorno haverá sorteio de brindes fornecidos pelas bicicletarias e parceiros. Informações sobre o passeio podem ser obtidas pelo telefone (45) 3055-8777.

O Passeio Ciclístico tem os seguintes apoios: Malucos do Pedal; Bike Session; Planet Bike; Avenida Bikers; Vou de Bike; Parceiros do Pedal; Katrakas Bikers; Sedentários do Pedal; Sanepar; Bicicletaria Avenida; Vulsan Cicles; Souza Bikes; Gowdy Fitness; Super Muffato.

Pedalar é super saudável

Segundo o médico da Estratégia de Saúde da Família, Fernando Pedrotti, a atividade física é importante em vários sentidos. Do ponto de vista físico vai estimular o aparelho respiratório, o pulmão e vai aumentar a capacidade respiratória do sujeito. Vai aumentar a capacidade que o pulmão tem de armazenar oxigênio e de realizar as trocas.

Do ponto de vista cardíaco Pedroti diz que a pedalada é fundamental. “Ela proporciona uma circulação melhor, faz com que eu tenha uma melhora da circulação como um todo, da oxigenação cerebral, da oxigenação muscular e dos tecidos em geral, mas também no próprio coração. Isso aumenta a circulação cardíaca, ajuda a prevenir infarto, ajuda a prevenir o AVC e, claro, essa atividade física ajuda a queimar o colesterol ruim (o chamado LDL) e ajuda a aumentar o bom colesterol (chamado de HDL)”, explica o médico.

Segundo ele, a atividade física tem essa série de vantagens, mas do ponto de vista psicológico também tem pontos importantes. “A gente, ao realizar a atividade física, especialmente em espaços abertos, a gente vai espairecer, vai ver coisas diferentes que vão estimular nosso cérebro, isso vai fazer com que ‘esqueçamos’ um pouco das preocupações e de forma especial vamos aumentar a produção de endorfina, substâncias que causam uma sensação de prazer, de bem estar. A gente sabe que isso vai fazer com que a pessoa se sinta muito melhor”.

“Tudo isso são fatores de suma importância que ajudam a gente a manter o peso ideal, ter bons níveis de colesterol, e outros fatores que previnem da diabete, do infarto e de todas as doenças que mais matam nos dias de hoje. Então, a prática do exercício é extremamente importante”, reafirma o médico Fernando Pedroti.