Cotidiano

Pássaros silvestres e humanos trabalham juntos para encontrar mel na África

RIO – Um exemplo raro de colaboração entre animais silvestres e seres humanos. De acordo com estudo realizado por biólogos evolucionistas, pequenos pássaros em Moçambique, no Sudeste da África, respondem prontamente a um chamado específico de caçadores de mel e ajudam essas pessoas a encontrar colmeias espalhadas pela floresta.

A cooperação entre humanos e pássaros da família Indicatoridae, da qual pertencem espécies conhecidas como ?guias do mel?, foi primeiramente descrita por um missionário português no final do século XVI, mas esta observação foi totalmente desqualificada na época. Em anos recentes, porém, pesquisadores encontraram evidências dessa associação.

De acordo com o trabalho assinado por cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, e da Universidade da Cidade do Cabo, na África do Sul, e publicado no periódico científico ?Science?, os caçadores de mel encontram com muito mais facilidade o produto das abelhas quando usam o chamado tradicional para atrair os passarinhos. Trata-se de um assobio seguido de um grunhido, segundo os cientistas

Uma vez atraídos, os pássaros guiam os caçadores para árvores com abelhas. O estudo mostra, porém, que as aves não fazem isso apenas para ajudar as pessoas. Ao encontrar a colmeia, os humanos espantam os perigosos insetos com fumaça, retiram o mel e deixam para trás a cera de abelha, que serve de alimento para os pássaros.

Nos anos 80, pesquisadores observaram que pássaros que atuam como guias do mel procuram ajuda de humanos emitindo sons específicos e voando de uma árvore para outra, com o objetivo de chamar atenção. Segundo o novo trabalho, a colaboração entre humanos e aves aumenta as chances de sucesso na busca por mel de 17% para 54%

– Percebemos que é a uma comunicação de duas vias – explica a bióloga Claire Spottiswoode, em entrevista à agência de notícias Reuters. – O chamado característico dos humanos deixa claro que eles querem seguir (os pássaros). Os guias do mel, então, usam essa informação para escolher seus parceiros para a caça.

A maioria das colaborações entre animais e humanos é observada com animais domesticados, como cachorros, ou treinados, como os falcões. De acordo com Claire, a única outra conhecida ?dobradinha? entre pessoas e animais criados na natureza é quando os golfinhos, por vezes, cooperam com pescadores na busca por peixes em diferentes partes do mundo.