Cotidiano

Passagem com cartão

O transporte coletivo de Cascavel tem procurado ser modernizar ao longo de 2017. Uma das novidades implantadas foi o aplicativo “Ônibus+”, que saiu do papel e está atendendo a população. Outro projeto em que o Município está empenhado é buscar recursos junto ao Governo Federal para a instalação dos cerca de 1,3 mil novos abrigos nos pontos de parada dos coletivos. Porém, ainda mais melhorias estão por vir. A Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito) estuda a utilização de cartões de crédito e débito para o pagamento da tarifa.

“Lá em São José dos Pinhais já está funcionando com cartão débito/crédito para usar no transporte, essa é mais uma novidade que as empresas vão implantar em Cascavel. Vai ter um ‘cartãozinho’ que você paga com crédito ou com débito, é mais uma vantagem para os passageiros” diz o presidente da Companhia, Alsir Pelissaro.

Estudos

Todos os estudos ainda estão sendo feitos para quando for implantado funcione da melhor forma possível em beneficio dos passageiros. “Em vez de a pessoa passar o cartão Vale Sim ela pode passar o cartão do banco dela, mas isso é uma configuração que as empresas concessionárias do transporte coletivo estão estudando com a TransData, que está desenvolvendo essa tecnologia e que está quase pronta”, conta Pelissaro.

Travessia facilitada

Outro beneficio aos passageiros que possuem cartões especiais como, por exemplo, a gratuidade é em relação aos semáforos inteligentes que foram implantados por meio do PDI (Plano de Desenvolvimento Integrado). “Vamos ter as botoeiras inteligentes, o passageiro chega e encosta o cartão dele no local indicado no semáforo e assim a passagem pela faixa será liberada, e com mais tempo para a travessia, pois geralmente as pessoas mais idosas possuem dificuldades para caminhar. Estamos trazendo muitos benefícios aos nossos passageiros por meio das inovações tecnológicas” explica o presidente da Cettrans.