Cotidiano

Passageiros vindos de Istambul desembarcam em SP

GUARULHOS. O longo abraço que o universitário Daniel Almeida, de 27 anos, deu no pai após chegar de Istambul, na tarde desta quarta-feira no aeroporto internacional de Guarulhos, expressou bem a sensação de alívio ao deixar o país onde vive há um ano. Familiares esperavam ansiosos ao voo TK 15 da Turkish Airlanes, que saiu de Istambul depois do atentado da noite de terça-feira, e chegou às 16h55min desta quarta-feira no aeroporto de Guarulhos.

Morador de Volta Redonda, no Rio, Daniel contou que, ao chegar no aeroporto de Attaturk às 6h de quarta (horário local) para embarcar para o Brasil, o clima era aparentemente calmo.

? Fiquei até surpreso. Não tinha um policiamento tão ostensivo. Acaba que vira rotina na vida deles. É vida que segue ? diz ele, que pretende voltar ao país.? Eles me receberam muito bem. É uma pena acontecer esse tipo de coisa. É uma gente muito acolhedora.

O pai de Daniel. Felipe Casemiro, de 52 anos, enchia os olhos de lágrima cada vez que aparecia alguém no portão de desembarque. Quando o filho chegou a emoção se multiplicou.

Com as mãos trêmulas, a veterinária Natalie Segretti, de 30 anos, também esperava ansiosamente o marido dela, o jogador de futebol Emerson Reis, de 30, que chegou ao aeroporto de Istambul 40 minutos após o atentado vindo de Sarajevo, na Bósnia.

? Eles chegaram 40 minutos após o atentado e ele logo me avisou. Fiquei apreensiva, mas ele estava calmo, me tranquilizou ? comemorou ela, enquanto um amigo chegava do mesmo voo.

O jogador Cezar Augusto, de 30 anos, viveu de perto os momentos pós-atentado.

? Infelizmente passamos por essa tragédia, mas graças a Deus estava tudo bem. Quando chegamos lá, nos avisaram o que aconteceu, e todos mantiveram a calma.

O aeroporto de Atartuk, o principal terminal aéreo da Turquia e o terceiro mais movimentado da Europa, ficou cerca de cinco horas fechado e foi sendo reaberto aos poucos. Alguns aviões foram desviados para aeroportos próximos, dezenas deles para Ancara, a capital da Turquia. No entanto, outros puderam aterrissar, entre eles um que vinha do aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo.