Cotidiano

Passageiros são resgatados após madrugada em teleférico na França

201609090306043729_AP.jpg

CHAMONIX, França – Equipes de socorro resgataram na manhã desta sexta-feira 33 pessoas que passaram a noite presas em teleféricos sobre as geleiras do Mont Blanc. Na quinta-feira, um problema técnico nos cabos forçou a paralisação das cabines às 17h30 (horário local). Dentre as dezenas de passageiros resgatados apenas hoje, estava uma criança. de 10 anos.

Membros das equipes de resgate foram enviados assim que amanheceu para socorrer os últimos presos. Mais de 110 pessoas ficaram inicialmente presas no bondinho, que percorre a distância de cinco quilômetros entre dois picos com altitude superior a 3 mil metros, depois que três cabos se enroscaram.

Quatro helicópteros resgataram 65 pessoas antes do anoitecer de dentro dos bondinhos. As cabines levam quatro pessoas por vez em Mont Blanc, a maior montanha dos Alpes. Outras dezenas de pessoas foram retiradas durante a noite por membros das equipes de resgate com uso de cordas, e os últimos 33 foram resgatados nesta manhã.

A chegada de um nevoeiro impediu que os helicópteros continuassem o resgate na noite de quinta-feira. Por isso, as equipes de emergência decidiram retirar os passageiros cujas cabines estavam mais perto do solo. Outros socorristas esperavam sobre a geleira para ajudar a locomover as pessoas a um refúgio.201609090514493768_AP.jpg

Cinco socorristas permaneceram durante toda a noite no local. Eles ofereceram mantas, comida e água para as pessoas presas, uma medida essencial para que todos sobrevivessem ao frio nas montanhas geladas.

Os resgatados na noite de quinta-feira descreveram a operação como extraordinariamente tensa e perigosa.

? Ficamos quase 10 horas dentro da cabine do teleférico. A cabine saiu às 14h30 e quando, por fim, nos retiraram era pouco antes de meia-noite ? afirmou Kathy Cook, uma turista do estado de Michigan, nos EUA. ? O gelicóptero de resgate teve problemas por causa do avanço do nevoeiro, o que nos fez esperar até que eles decidissem que podiam nos levar ao chão sem problemas e nós caminhamos pela geleira até o refúgio.

Em comunicado, La Compagnie du Mont Blanc, que administra o teleférico, não deu razões para o acidente. Apenas informou que os cabos podem se enroscar após uma pausa repentina no sistema ou no caso de fortes ventos.