Educação

Páscoa: a festa da ressurreição

Diversas atividades são realizadas para que alunos compreendam a simbologia e importância da data

Em um momento como a Páscoa os corações se aquecem para a celebração da vida. A vida renasce todos os dias, porém é a simbologia da data que nos leva à reflexão sobre o caminhar de Cristo na terra e o legado que ele deixou. Ele, símbolo da vida pela morte e ressurreição, nos mostra que apesar do todo sofrimento, a renovação da vida nos permite seguir. A festa tradicional, que já era celebrada antes da era cristã, comemorava as colheitas e a libertação do povo do Egito. Sempre precedida de uma preparação, passou a lembrar a cada ano, a morte e ressurreição de Jesus.

O tempo da quaresma é o período de preparação para a chegada da renovação da vida. No Colégio Santa Maria são realizadas, durante a quaresma, diversas atividades com o objetivo de que os alunos compreendam a importância dessa preparação. Desde as atividades ligadas a campanha da fraternidade até as confissões e missas com encenações da via sacra. Os quarenta dias que antecedem a Páscoa são vividos de forma que professores e alunos sintam a presença do Cristo que caminhou no deserto.

Algumas das celebrações comumente realizadas na igreja católica são adaptadas ao ambiente escolar. Desta forma, os alunos e professores puderam participar dessa preparação no período de aulas. Um exemplo disto foram as celebrações realizadas nesta última semana, conhecida como semana santa. Nestas celebrações, desde a festa da chegada triunfal de Cristo em Jerusalém, conhecida como domingo de ramos, até a morte e ressurreição, fizeram parte de um momento especial, em que em cada período as turmas se reuniram para juntas refletir sobre este acontecimento tão especial.

Coelho: simbologia da vida

Desde os pequenos da educação infantil até o ensino médio, todos os alunos tiveram seu momento de comemorar. Para os menores é o coelhinho que carrega a boa nova da ressurreição. Ele simboliza a prosperidade e a vida, por isso é recebido com alegria por todos. Além da sua presença tão alegre e colorida, ele costuma ser o portador dos tão sonhados doces que alegram ainda mais a vida de todos. Como para as crianças é um pouco mais difícil compreender as questões religiosas, apesar de receberem ensinamentos constantemente dentro da escola, elas acabam por compreender a preparação para a Páscoa de uma forma mais lúdica.