Cotidiano

Partidos do oficialismo vão se ?alistar? para defender Maduro

CARACAS ? Partidos do oficialismo vão se ?alistar? para defender o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ante as tentativas da oposição de realizar um referendo revogatório contra o mandatário. Membros do chamado Polo Patriótico ? coalizão de partidos e movimentos sociais de esquerda ? vão participar de um exercício militar convocado por Maduro neste sábado, convencidos de uma ?invasão imperialista dos Estados Unidos?. Enquanto isso, a oposição advertiu que o governo brinca com o fogo ao tentar frear a consulta popular que pode levar à saída de Maduro.

? Vai ser a maior batalha ? afirmou o secretário do Partido Comunista da Venezuela (PCV), Perfecto Abreu Nieves, ao jornal venezuelano ?El Nacional?.

O secretário-geral do Pátria Para Todos (PPT), Rafael Uzcátegui, confirmou a participação da legenda no treinamento de sábado.

? O PPT está no papel de combate, um prelúdio a uma resposta militar. Vamos no alistamento no sábado ? disse Uzcátegui, exortando a Assembleia Nacional e o presidente da casa, o opositor Henry Ramos Allup, a debater nesta terça-feira a ?intervenção ianque e condená-la?.

O líder opositor e governador de Miranda, Henrique Capriles, conclamou os venezuelanos a continuarem pressionando para que o referendo seja realizado este ano. Caso a consulta ocorra somente no próximo ano, o vice-presidente assumiria no lugar de Maduro e não seriam convocadas novas eleições

? Tempo dá, mas temos de estar na rua exigindo que as normas sejam cumpridas ? afirmou.

Freddy Guevara, do partido Vontade Popular, por sua vez, disse que os venezuelanos já perderam a paciência e a única saída é a realização do referendo.