Cotidiano

Partido de Putin vence com ampla margem eleição parlamentar

RUSSIA-ELECTION_MOSCOU E SARANSK, Rússia ? O Partido Rússia Unida, do presidente Vladimir Putin, venceu com ampla margem as eleições parlamentares realizadas ontem. O comparecimento às urnas, no entanto, foi considerado baixo, sugerindo a perda de entusiasmo pelo governo a 18 meses da próxima eleição presidencial.

Rússia Unida, agremiação fundada por Putin, obteve 44,5%, segundo pesquisa de boca de urna. O resultado é levemente inferior ao das últimas eleições parlamentares, quando o partido obteve 49% dos votos, mas suficiente para manter o domínio do presidente russo no Duma, a Câmara Baixa do Parlamento.

No comício de encerramento de campanha da legenda, Putin afirmou que a vitória mostra que os eleitores continuam acreditando em sua liderança, apesar da desaceleração econômica, piorada pelas sanções contra o país devido à crise na Ucrânia. A previsão é de que o país encolha no mínimo 0,3% este ano.

MAIOR PARTIDO

O aliados de Putin devem usar o resultado eleitoral, que coloca Rússia Unida de longe como o maior partido do país, como um trampolim para sua campanha presidencial de 2018, embora ele não tenha confirmado ainda se concorrerá ou não.

? Podemos dizer com certeza que o partido alcançou um excelente resultado: ele venceu ? afirmou Putin na sede da Rússia Unida, onde chegou com seu aliado, Dmitry Medvedev, primeiro-ministro russo e líder do partido. ? Sabemos que a vida não está fácil. Mesmo assim, obtivemos este resultado.