Cotidiano

Partido de extrema-direita distribui ?spray anti-refugiados? na Dinamarca

160927135527-asyl-spray-denmark-exlarge-169.jpg

COPENHAGUE ? Um partido de extrema-direita da Dinamarca causou revolta, mas também simpatia, ao distribuir um ?spray anti-refugiados? na cidade de Haderslevand. De acordo com o Danskernes Parti, as latas cheias de creme líquido para cabelo foram entregues para ?oferecer uma alternativa legal ao spray de pimenta?, que é proibido no país.

? Eu não acho que é provocativo. Nós estamos enfrentando um verdadeiro problema na nossa sociedade ? disse Daniel Carlsen, presidente do partido, ao canal TV Syd. ? Muitos dinamarqueses se sentem inseguros. Em parte, porque há muitos imigrantes no país, mas também porque não é permitido ao cidadão que se defenda.

Segundo Carlsen, 137 pessoas aceitaram o spray, o que motivou o partido a realizar novas distribuições na semana que vem. A cidade de Haderslevand foi escolhida por ter registrado uma série de assédios de imigrantes a mulheres.

RECEPÇÃO MISTA

O aerossol provocou reações diversas. Uma moradora entrevistada pela TV Syd repudiou a iniciativa, e ficou visivelmente mexida diante das câmeras.

? Eles já passaram por tanta coisa, e ainda são avisados de que são tão indesejáveis que tiveram que fazer um spray contra eles ? disse Charlotte Bech. ? Uma coisa é achar que nós não temos a capacidade (para receber os refugiados), ou opinar que alguns deles não vão se adequar à nossa cultura. Mas transformar isso em uma piada não é certo.

Outra mulher, no entanto, se declarou a favor da iniciativa do partido, criado em 2011 por dissidentes da sigla neonazista Movimento Socialista Nacional da Dinamarca (DNSB).

? É ótimo. Combina muito bem com as minhas atitudes e opiniões. Afinal, é deles (refugiados) que estamos no protegendo no momento ? afirmou Diana Nielsen.