Cotidiano

Partidários de Trump se mobilizam na Justiça contra recontagens

US-PRESIDENT-ELECT-DONALD-TRUMP-AND-VICE-PRESIDENT-ELECT-PENCE-H-G2H31C1MF.1.jpgWASHINGTON/NOVA YORK – Apoiadores do presidente eleito Donald Trump agiram nesta sexta-feira para manter as apertadas vitórias republicanas em três estados, buscando ações legais para deter os pedidos do Partido Verde para recontagem dos votos. Uma corte vetou um pedido do Partido Republicano para que a recontagem no Wisconsin fosse imediatamente suspensa, mas permitiu que o processo continue. trump

O Partido Verde vem pedindo recontagens dos resultados da eleição de 8 de novembro nos Estados de Michigan, Pensilvânia e Wisconsin, que contrariaram seu histórico de apoio aos democratas e preferiram o republicano por uma pequena margem. O partido vem dizendo que sua iniciativa tem por objetivo garantir a integridade do sistema de votação dos EUA, não alterar o resultado eleitoral.

Mesmo que as recontagens aconteçam, é extremamente improvável que mudem o resultado geral da eleição, na qual Trump derrotou a democrata Hillary Clinton. A candidata do Partido Verde, Jill Stein, que só obteve cerca de 1 por cento dos votos, disse que a campanha pela recontagem não tem Trump nem Hillary como alvo.

O procurador-geral do Estado de Michigan, Bill Schuette, republicano, disse na sexta-feira que apresentou uma ação judicial para interromper a recontagem solicitada em seu Estado.

A corrida presidencial é decidida pelo Colégio Eleitoral, ou uma somatória das disputas Estado a Estado, e não pelo voto popular. Trump ultrapassou de longe os 270 votos no Colégio Eleitoral necessários para vencer, e a recontagem teria que reverter o desfecho a favor de Hillary nos três Estados para mudar o resultado geral. No voto popular, ela obteve 2,5 milhões de votos a mais que Trump, de acordo com a publicação Cook Political Report.

Os advogados da campanha de Trump agiram para impedir o pedido de recontagem de votos na Pensilvânia e em Michigan, de acordo com documentos do judiciário nos dois Estados.

Em Wisconsin, onde a recontagem já está em andamento, um comitê de ação política pró-Trump, o Great America PAC, entrou com uma ação em um tribunal federal também na quinta-feira tentando impedir uma nova contagem estadual. A ação citou como precedente legal a decisão da Suprema Corte no caso Bush versus Gore, que encerrou a recontagem da Flórida e a eleição no ano 2000.

Os advogados de Hillary disseram que irão participar do esforço de recontagem em Wisconsin para que sua campanha seja legalmente representada, e que fariam o mesmo na Pensilvânia e em Michigan se necessário.