Educação

Participantes seguem para fase final do Enem

Neste domingo haverá provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias

O segundo dia do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) será neste domingo (12) com provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.

Os participantes terão 4 horas e 30 minutos para responder 90 questões. A abertura dos portões dos locais de prova será às 12h e o fechamento às 13. As provas terão início às 13h30.

No último domingo participantes tiveram conhecimentos avaliados nas áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias, que somaram 90 questões de múltipla escolha. Além disso, foi proposto para a redação o tema. “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”.

Do total de 6.731.344 inscritos confirmados no primeiro dia da prova, realizado no domingo passado, 69,8% compareceram. Desse montante, 15% não chegaram a acessar o cartão de confirmação de inscrição para saber o local de prova.

As primeiras provas do Enem 2017 tiveram 273 participantes eliminados. Em 2016, ao final do primeiro dia, o exame já registrava 3.942 eliminações, e outras 4.780 no segundo dia.

A aplicação segundo o MEC (Ministério da Educação) foi tranquila e sem ocorrências graves. O Enem 2017 estreou a prova personalizada e o uso de detectores de ponto eletrônico e teve a maior cobertura de detectores de metal desde que o recurso começou a ser usado: 100 participantes por detector.

Do total de eliminados, 264 o foram por descumprimento de regras gerais do edital e nove por porte de objetos proibidos identificados pelo sistema de detecção de metal.

O Caderno de Educação do Jornal O Paraná traz algumas informações para que os inscritos tenham um bom desempenho neste segundo dia de prova.

– Documentos são importantes

Separar os documentos necessários para realizar a prova dias antes para não os esquecer. Isso evita estresse demasiado no momento de entrar do local.

– Programe-se!

Esteja programado para chegar pelo menos 30 minutos antes do portão abrir para que você se familiarize com o ambiente, e assim que os portões estiverem abertos, caminhe com calma, respire fundo e se concentre.

– Escolha um bom lugar na sala

Escolha o lugar mais ventilado da sala, se possível. Não mantenha a cabeça muito baixa para evitar cansaço no corpo.

– Tenha várias canetas, você pode precisar.

Lembrar de levar várias canetas e testar antes. Caso necessário, você tem tempo hábil para trocar. Não deixe para comprar no dia.

– Coma bem!

Tomar um bom café da manhã. Comida leve, mas rica em frutas (banana), proteína (ovo, queijo branco) e tomar bastante líquido para hidratar o corpo.

– Água é importante, mas não tome demais. A água deve ser seu acompanhante na prova, pois ela refresca. Cuidado apenas para não tomar em demasia e interromper várias vezes a prova para ir ao banheiro.

– Leia com atenção

No momento da prova leia com atenção as questões. Reflita antes de realizar sua escolha.

– Comece pelo que sabe

Comece a prova pelas questões que você sabe responder. Isso motiva e aproveita o tempo disponível.

– Cuidado com o gabarito.

Cuidado com ao preencher o gabarito para não ter equívocos na hora de assinalar, normalmente ele só é impresso uma única vez, e se você erra pode não conseguir arrumá-lo e perder a questão.

– Confira sua prova!

Se programe para conferir assim que finalizar todas as questões para ter certeza que todas foram respondidas.

– Acredite em você

Você é capaz! Tenha essa frase na cabeça. Você consegue. Você se dedicou e estudou o ano todo e se preparou para esse momento. Só você saberá o conteúdo e assim responderá a prova da melhor maneira possível.