Cotidiano

Parte da Polícia Civil do ES também paralisa trabalhos

64783274.jpgVITÓRIA ? O caos na segurança no Espírito Santo deve se agravar ainda mais nos próximos dias. A Associação de Investigadores da Polícia Civil do Espírito Santo (Assinpol) anunciou nesta manhã a paralisação imediata dos serviços em todo o estado, preservando apenas 30% dos trabalhos, mantendo por exemplo o funcionamento do Departamento Médico-Legal. Crise segurança ES

Os policiais civis, depois de reunidos na sede da Polícia Civil, seguem em passeata até o quartel do Comando-Geral da PM, onde estão acampadas mulheres de policiais militares e onde na terça-feira houve conflito com manifestantes contrários à paralisação da PM.

O estopim para o movimento dos policiais civis foi o assassinato de um investigador da Delegacia de Homicídios, na noite de terça-feira, ne estrada que liga Vitória a Colatina, ao tentar impedir um roubo de moto.

A Assinpol não é legalmente formalizada como um sindicato. Existe o Sindicato dos Policiais Civis (Sindpol), que reúne a maior parte dos policiais do estado e é quem tem formalmente a prerrogativa de decretar greve. O Sindpol tem assembleia convocada para esta quinta-feira para votar a greve. A decisão da Assinpol, hoje, pode ser um indicativo de que a greve será aprovada, pois muitos policiais pertecem às duas siglas. Estima-se que a Assinpol reúna quase mil dos cerca de 3,2 mil policiais civis do estado.