Cotidiano

Parquímetros dificultam o tráfego de pedestres em Foz

As máquinas ainda não começaram a funcionar e já geram polêmica em Foz do Iguaçu. Parquímetros instalados em ruas da Vila A desagradam moradores. O problema não é a cobrança, que tenta facilitar o estacionamento de veículos em vias movimentadas, mas a instalação dos equipamentos em calçadas estreitas e que dificultam a circulação das pessoas. Em alguns pontos, eles estão no meio da calçada, criando obstáculo a mães que circulam com carrinhos de bebê, por exemplo.

Os equipamentos foram instalados há alguns dias, mas a previsão é que entrem em funcionamento (cobrança) no próximo dia 22. Até agora, foram regulamentadas 86 vagas, dessas três para pessoas com deficiências, duas para idosos, seis para motos e três para paradas rápidas, com duração de até 15 minutos. As queixas de moradores já chegaram ao Foztrans, o Instituto de Transporte e Trânsito de Foz. O problema, diz o órgão em nota, é consequência da falta de padronização na construção das calçadas, comum antes de 2008.

O diretor do Foztrans, Fernando Maraninchi, informa que a instalação do equipamento ocorre a uma distância padrão do meio-fio, de um metro e vinte. Mesmo assim, moradores são orientados a fazer adaptações, para facilitar o tráfego de pedestres. “Faremos a adaptação emergencial para não prejudicar os moradores, enquanto esperamos a calçada padrão dos proprietários dos imóveis, que é lei em Foz do Iguaçu”, disse. Os proprietários das calçadas irregulares na Vila A serão notificados já a partir dos próximos dias.