Cotidiano

Parque Tarquínio: uma vez foi bom

Um dos espaços públicos que já foi ponto de encontro da população, o Parque Tarquínio já não tem o mesmo público que passava as tardes dos fins de semana no local. Localizado no Bairro Parque São Paulo, na região central de Cascavel, o Tarquínio quase não recebe manutenção.

Para o estudante Eduardo Batanin, o local está completamente sem cuidado por parte do poder público. “Não faz muito anos que eu vou ao parque, mas da para ver que ele não é visitado por equipes de manutenção como antes. Os mais antigos sempre me falam que as manutenções eram muito mais frequentes do que hoje. O lago está assoreado, equipamentos quebrados. Está difícil a situação”, diz.

Conforme Eduardo, há marcas de vandalismo no parque e dependendo do horário não é seguro transitar na pista de caminhada do Tarquínio. “Já teve gente que morreu no parque. Há muito assalto, não tem jeito de ir sozinho, é muito perigoso”, relata.

Barro no parquinho

 

A professora Thaís Tibola leva seu filho de dois anos para brincar no parquinho do Tarquínio, mas a condição do espaço atrapalha. “É um barro só, há dias que não tem condições da criança brincar. A prefeitura tinha que fazer algo relacionado a isso. Além de sempre ter pessoas estanhas aqui, dá muito medo”, diz.

Insatisfação

 

 

A aposentada Gessi dos Santos, que só foi três vezes ao parque, não está satisfeita com o que vê. “O espaço é muito bom, mas está sem cuidado algum. Essa guarita está abandonada, nessas poucas vezes que vim aqui, nunca vi um guarda. É muita insegurança”, conta.

Drogas

 

 

Ambos os entrevistados relatam a presença frequente de usuários de drogas e dizem que esse é um dos motivos que fazem com que população deixe de frequentar o parque. “É sempre assim, só fico próximo as entradas, nem dá para ir longe dentro do parque, que esse pessoal já está lá sempre”, disse um deles.

Respostas

 

Na questão de segurança, o diretor da GM (Guarda Municipal) de Cascavel, Avelino José Novakoski, afirma que a corporação tem conhecimento do problema no Tarquínio. “Realmente o pessoal reclama muito da segurança. Há quatro guardas que se revezam nas escalas, mas como o parque é muito grande acaba ficando difícil cobrir todo ele”.

O diretor lembra que muitas pessoas já foram presas por tráfico de drogas no parque e confirma que a GM está projetando ações para melhorar e garantir a segurança dos frequentadores do espaço.

O secretário de Meio Ambiente de Cascavel, Romulo Quintino, informou que em razão da sua posse, está reunindo todos os departamentos da secretaria para discutir os principais assuntos. “Com certeza vou analisar essa questão do Tarquínio, é um parque antigo usado muito pela população. É um problema que existe e precisamos resolver, porém, como acabei de assumir, ainda não tenho como repassar com precisão os detalhes”.