Cotidiano

Paróquia organiza a 57ª Festa do Motorista

Os festejos na Paróquia São Cristóvão começam na noite de sexta-feira, dia 12, com a quermesse

Cascavel – A tradicional festa do motorista em Cascavel já tem data marcada: de 12 a 14 de agosto. Os festejos na Paróquia São Cristóvão começam na noite de sexta-feira, dia 12, com a quermesse, quando serão vendidas comidas dos mais variados tipos.

De acordo com o padre Dirceu Bortolotti Zanetti, a festa é focada para a família. “Como em todos os anos, buscamos atender todos os públicos, com atrações para adultos, jovens e crianças. Nas quermesses, que ocorrem todos os dias, teremos venda de bolo, cuca, entre outras guloseimas feitas por nossos grupos, como, por exemplo, o grupo de jovens, renovação carismática, entre outros”.

Para as crianças, o parque de diversões será montado e promete alegrar os pequeninos. “No sábado à tarde, como já é tradição, haverá a procissão das motos e a benção dos motociclistas e no domingo pela manhã a benção dos motoristas”.

A procissão tem início às 17h com saída no Lago Municipal.

Conforme o padre, a procissão de veículos começa às 7h30 e termina às 15h, com saída da Paróquia Santo Antônio com destino à Paróquia São Cristóvão. “Por conta das obras na Avenida Brasil haverá um desvio, passando pela Rua Rio Grande do Sul e retornando pela Avenida Brasil”.

Questionado em relação ao “buzinaço” que causa diversas reclamações há vários anos na cidade, o padre disse que não tem como impedir o ato dos motoristas. “É uma festa que ocorre uma vez ao ano. Os caminhoneiros, por exemplo, já estão se programando e é durante o dia. Sabemos que existe muita bagunça nas ruas da cidade durante a madrugada, o que não pode, e mesmo assim ninguém impede”.

Sem bebida alcoólica

Segundo o padre, durante os três dias de festa não serão comercializadas bebidas alcoólicas. “De que adianta nós abençoarmos os veículos e motoristas e depois vendermos bebida para eles saírem da festa cometendo infrações e pior, causando algum acidente”.

No domingo, após a procissão e a Santa Missa, marcada para as 10h, haverá o tradicional churrasco. “Esse ano inovamos e estamos vendendo a costela de três quilos com uma bandeja de aço inox no valor de R$ 70, podendo levar para casa ou ainda saborear na própria festa. Além dos acompanhamentos como saladas, farofa, entre outros”.