Cotidiano

Parlamento venezuelano promete denunciar Suprema Corte à OEA

CARACAS ? O Parlamento da Venezuela prometeu denunciar o tribunal máximo do país frente à Organização dos Estados Americanos (OEA). Os deputados opositores afirmam que as falhas em série do Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) ? a quem acusam de servir ao governo do presidente Nicolás Maduro ? bloqueiam o trabalho do Legislativo.

? Vamos enviar as sentenças (do TSJ) à OEA e às demais organizações internacionais ? disse, em coletiva de imprensa, o presidente da Assembleia Nacional, Henry Ramos Allup.

O líder da coalizão opositora Mesa de Unidade Democrática (MUD) afirmou que a Sala Constitucional da Suprema Corte emitiu 17 pareceres contra decisões do Legislativo desde janeiro. Foi quando a oposição assumiu o controle do Parlamento após 17 anos de hegemonia chavista.

Em particular, Allup criticou o tribunal por ter derrubado a decisão parlamentar tomada na semana passada para cancelar a nomeação de juízes do Supremo Tribunal.

A oposição venezuelana tem levado várias denúncias contra o governo à OEA. O secretário-geral da organização, Luis Almagro, respalda a campanha da oposição em favor de um referendo revogatório que poderia encurtar o mandato de Maduro.