Cotidiano

Parlamento turco aprova fim da imunidade a deputados investigados

201605200855003519_RTS.jpg

ISTAMBUL ? O Parlamento turco aprovou nesta sexta-feira uma polêmica reforma para retirar a imunidade dos deputados sob investigação judicial. A decisão poderá afetar 138 de um total de 550 deputados do país, incluindo 50 do Partido Democrático dos Povos (HDP pró-curdo). O partido considera que esta seja uma manobra para acabar com o fórum privilegiado dos seus representantes.

O texto recebeu 376 votos favoráveis em uma votação secreta, anunciou o presidente do Parlamento, Ismail Kahraman, superando os 367 votos necessários para uma aprovação direta. A medida ainda deverá passar pelo presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

Com um total de 59 deputados, o principal partido pró-curdo é considerado pelo governo turco a vitrine política do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) ? que, por sua vez, é tida como uma organização terrorista para Ancara, Washington e Bruxelas.

? Meu povo não quer ter no Parlamento deputados que cometeram crimes, especialmente os que apoiam a organização terrorista trabalhadora ? disse Erdogan nesta sexta-feira, classificando a votação parlamentar de histórica.

O HDP acusa o governo de investir em uma tática para reduzir seu número de assentos. Se for reduzida a sua presença no Parlamento, o equilíbrio de forças penderia para o partido governista.

Berlim expressou preocupação sobre a decisão turca e advertiu que a representatividade parlamentar de grupos pertinentes da sociedade é importante à estabilidade interna de qualquer democracia. Na segunda-feira, a chanceler alemã, Angela Merkel, participará de uma reunião humanitária das Nações Unidas em Istambul. Ela deverá aproveitar a ocasião para falar sobre o atual estado da democracia na Turquia.