Cotidiano

Parlamento europeu adota resolução que convoca Reino Unido a iniciar processo de saída da UE

BRUXELAS — O Parlamento Europeu adotou nesta terça-feira em sessão extraordinária uma resolução, não vinculante, na qual convoca o Reino Unido a invocar imediatamente o artigo 50 dos tratados europeus para iniciar o processo de ruptura com a União Europeia (UE).

Um total de 395 deputados aprovaram a moção, enquanto 200 se pronunciaram contra e 71 se abstiveram após um acalorado debate no qual os discursos do antieuropeu britânico Nigel Farage e da eurocética francesa Marine Le Pen foram vaiados.

Abrindo a sessão, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, exortou o governo britânico a esclarecer sua posição sobre a UE o mais rápido possível.

O debate foi marcado por polêmica e troca de acusações. Figura central na campanha pela saída da UE, Farage, líder do partido de extrema-direita, foi chamado de mentiroso e acusado de usar “propaganda nazista”.

Em seu discurso, ele criticou os membros do Parlamento, dizendo que quase nenhum deles nunca tinha feito um bom trabalho em suas vidas, ou criado um.

A sessão no Parlamento foi realizada antes de uma reunião entre líderes da UE e o primeiro-ministro britânico, David Cameron — o primeiro encontro após o referendo que decidiu pela saída do bloco, na última quinta-feira.

O premier anunciou sua renúncia logo depois da vitória do Brexit. Ele vai deixar o cargo em outubro, quando o Partido Conservador escolherá o seu sucessor.