Cotidiano

Parlamento da Tunísia dá voto de confiança a novo governo de união

TÚNIS ? O Parlamento da Tunísia deu nesta sexta-feira um voto de confiança ao governo do recém-apontado primeiro-ministro Youssef Chahed, que inclui diversos segmentos do país. O governo de união foi apoiado por 167 dos 217 parlamentares. O resultado abre o caminho para que o novo gabinete assuma o poder.

Aos 41 anos, Chahed promete focar no cresceimento econômico e no combate ao terrorismo e à corrupção. Ele foi indicado pelo presidente, Beji Caid Essebsi, depois que o governo anterior colapsou em julho em meio a problemas econômicos. O novo premier alertou que deverá adotar medidas de austeridade em seu governo.

? Se a situação continuar assim, então em 2017 nós precisaremos de uma política de austeridade, desempregar milhares de funcionários públicos e impor novas taxas ? disse Chahed antes do voto dos legisladores.

Ele propôs um governo com mais participação das mulheres e de jovens políticos, mas manteve diversas figuras-chave no gabinete. Permanecem em seus cargos os ministros do Interior, da Defesa e das Relações Exteriores. No entanto, pediu a mudança do ministro das Finanças, para nomear Lamia Zribi, diretor do banco estatal.

Desde a Primavera Árabe em 2011, a Tunísia assiste ao crescimento do desemprego e à queda do turismo. As dificuldades do país foram agravadas pelos ataques jihadistas no ano passado contra um resort de praia e um importante museu, que mataram cerca de 60 pessoas.