Cotidiano

Parlamento britânico dá aval a início do processo formal do Brexit

BRITAIN-EU-POLITICS-BREXIT-G3C33MO2P.1.jpgLONDRES ? A Câmara baixa do Parlamento britânico deu aval à premier Theresa May para ativar o artigo 50, responsável pelos procedimentos de ruptura com a União Europeia. Por 498 votos a 114, os parlamentares rejeitaram uma tentativa de deputados trabalhistas e nacionalistas escoceses de tirar do governo a ativação do processo. Brexit

Por mais de 16 horas, os deputados debateram se May poderia dar início às conversas formais para o chamado Brexit, processo que só deve ter fim em 2019. O voto foi requerido após a Suprema Corte determinar que o Parlamento deveria deveria dar a palavra final sobre se o Reino Unido deixará o bloco europeu.

May recebeu o apoio de seu maior rival, o líder trabalhista Jeremy Corbyn, para poder prosseguir com o processo. O Partido Nacional Escocês, terceiro força do Parlamento, propôs um não à passagem do voto, mas foi ignorado.

? Aqueles de nós que fizemos campanha para seguir na UE sabemos que o Brexit acontecerá. Votar ‘não’ seria a única maneira de fazer a primeira-ministra voltar ao debate ? disse a deputada trabalhista Stella Creasy.

O voto agora precisa da formalidade da Câmara dos Lordes, que deve aprovar a ativação. O processo no Legislativo em março.