Cotidiano

Parlamentares da UE retiram imunidade de Le Pen em votação preliminar

FRANCE-ELECTION_LE PENBRUXELAS ? Em uma votação preliminar, membros do Parlamento Europeu retiraram a imunidade parlamentar da candidata presidencial francesa de extrema-direita Marine Le Pen. A líder da Frente Nacional (FN) está sendo investigada por publicar no Twitter fotografias da violência do grupo extremista Estado Islâmico (EI).

A votação dos membros da Comissão de Assuntos Jurídicos deve ainda ser confirmada pelo Parlamento. De acordo com a congressista Laura Ferrara, citada pela agência Reuters, ainda não há uma data para a apreciação do tema em plenário. A maioria esmagadora votou contra Le Pen na comissão.

Membro do Parlamento Europeu, a candidata francesa está sob investigação em seu país pela publicação no Twitter de três imagens gráficas de execuções cometidas pelo EI em 2015, incluindo a decapitação do jornalista americano James Foley.

O crime em questão é a ?publicação de imagens violentas?, que em determinadas circunstâncias pode levar a penas de três anos de prisão e uma multa de 75 mil euros. Le Pen não estava imediatamente disponível para comentar o assunto.

A líder da extrema-direita vem alegando que a ação judicial é uma interferência à sua campanha. Ela pediu uma suspensão das investigações até que as eleições sejam realizadas.

As pesquisas apontam vitória da candidata no primeiro turno das eleições, mas derrota no segundo. Os levantamentos mostram ainda que os problemas legais de Le Pen parecem ter pouco efeito sobre seus partidários.