Cotidiano

Parlamentares aprovam confisco de casa em que Hitler nasceu

Anwesen_Salzburger_Vorstadt_15,_Braunau_am_Inn.JPGRIO – A câmara baixa do parlamento da Áustria aprovou a compra compulsória do edifício em que Hitler nasceu, na cidade de Braunau am Inn ? um passo para alterar o uso do local de forma a reduzir sua atratividade na peregrinação de neonazistas. A proposta, porém, precisa agora ser aprovada pela câmara alta.

A compra compulsória do imóvel deve colocar fim a uma longa disputa entre sua proprietária, uma senhora aposentada, e o governo. Ela recusou ofertas anteriores de venda do edifício, e o ministério do Interior vem alugando a casa desde 1972, subalugando-a ao município.

O texto, aprovado nesta quarta-feira, não especificou qual será a destinação do local, o que inclusive foi apontado como justificativa por parlamentares que se opuseram ao projeto.

O ministro do Interior do país, Wolfgang Sobotka, afirmou que o governo apoia um planejado ?rearranjo arquitetônico completo? do local, o que poderia significar inclusive a sua demolição. Um grupo de historiadores, convidados a aconselharem sobre o assunto, já apontaram, porém, que esta opção seria uma forma de negar o passado nazista da Áustria.

Hitler nasceu em um quarto alugado em 20 de abril de 1889, na cidade que fica próxima à fronteira com a Alemanha. Durante a era nazista, o edifício de tornou um local de veneração, atraindo uma onda de turistas. Moradores e gestores do município dizem que o imóvel continua atraindo simpatizantes de Hitler até hoje, apesar dos esforços para evitar a peregrinação.