Cotidiano

Parlamentar gera críticas por sugerir checar idade de crianças refugiadas pelos seus dentes

LONDRES ? Um parlamentar britânico sugeriu que as crianças refugiadas tenham seus dentes inspecionados por dentistas para verificar a sua idade ? uma declaração que provocou críticas, inclusive, de dentistas. A ideia veio depois que as primeiras crianças foram levadas do campo de refugiados de Calais, na França, para o território britânico, onde se reuniram com seus parentes, que haviam sido acolhidos no Reino Unido. Depois que as primeiras imagens do episódio saíram na imprensa, o parlamentar David Davies sugeriu que elas “não parecem ser crianças”, ecoando algumas manchetes que levantaram a mesma dúvida.

? Eu espero que a hospitalidade do Reino Unido não esteja sendo abusada ? disse Davies ao “Independent”.

Em resposta, a associação britânica de dentista disse que estes exames seriam inapropriados e antiéticos, uma vez que estes procedimentos não seriam realizados para garantir assistência médica aos imigrantes. O órgão pediu que a privacidade dos jovens em situação de vulnerabilidade seja respeitada e lembrou que não é nem mesmo possível dizr com certeza a idade de uma pessoa por inspeções nos dentes.

O Reino Unido se comprometeu a acolher mais crianças refugiadas de Calais, o campo de refugiados que é conhecido como “Selva” pelas suas condições altamente precárias. As autoridades francesas trabalham para fechar o local, que abriga milhares de pessoas.

Os refugiados devem pedir asilo no primeiro país seguro em que chegam depois de fugir de conflitos ou perseguições. No entanto, eles têm o direito de pedir abrigo em outro lugar se forem menores de idade e tiverem laços familiares lá.