Cotidiano

Paris fecha parques e jardins para combater infestação de ratos

ratos.jpg

PARIS ? A capital francesa se viu obrigada a fechar vários dos seus parques e jardins, muito frequentados por turistas de todo o mundo, por conta de uma infestação de ratos. Os roedores procuram alimentos na terra, sobretudo, porque moradores e visitantes costumam deixar restos de lixo no chão. Em resposta, a prefeitura de Paris lançou um plano de ação imediato para evitar que os animais se espalhem ainda mais.

Até agora, cinco parques foram fechados por cinco dias. Mas estes não serão os únicos. Além disso, um hospital escola teve que se submeter a procedimentos para espantar os ratos.

“Lançamos uma ação coordenada com todos os serviços no espaço público, em esgotos e espaços verdes”, disse a prefeitura em comunicado.

Os jardins ao redor da Torre Eiffel, um dos pontos turísticos mais visitados do mundo, também será alvo de tratamento com armadilhas e raticidas. Na praça da torre Saint-Jacques, foram deixadas centenas de unidades destas ferramentas.

Para os turistas, a infestação pode se traduzir em frustração durante a viagem a Paris. Em vários locais, não é possível mais caminhar ou fazer um pique nique, por exemplo.

Agora, autoridades prometem criar um plano de prevenção, para que o problema não reapareça no ano que vem. A prefeitura diz que trabalhará não apenas com raticidas, mas também com uma campanha de sensibilização para que a população não alimente os naimais nos parques.

? A exterminação dos ratos não é uma solução para o problema. Falta também prevenir ? disse um médico ao jornal francês “Le Figaro”.