Cotidiano

Paris anuncia abertura do seu primeiro centro para refugiados em outubro

201609060543552316_AFP.jpg PARIS ? A capital francesa abrirá seu primeiro centro de recepção transitória de refugiados no próximo mês de outubro, anunciou a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, nesta terça-feira. O local terá capacidade inicial para 400 pessoas e será instalado em uma antiga área industrial. Lá serão recebidos homens sozinhos para descansar e receber tratamento médico e psicológico em um período de cinco a dez dias.

Segundo a prefeita, o local poderá abrigar 600 pessoas até o fim do ano. Uma segunda unidade com capacidade para 350 pessoas será inaugurada ainda em 2016 para os mais vulneráveis, as mulheres e as crianças que precisam de acompanhamento.

? Se precisarmos criar outros centros, isto será feito ? ressaltou, antes de lembrar que estes são locais temporários que devem receber, dentro de dois a quatro anos, outros projetos. ? A principal vocação é dar abrigo às pessoas para orientá-las a outros dispositivos de alojamento.

Os migrantes poderão descansar e se beneficiar de exames médicos e ajuda psicológica. Além disso, serão recebidos com um trabalho de assistência sobre a sua situação no país.

O investimento inicial é de 6,5 milhões de euros, dos quais 80% serão de responsabilidade da prefeitura parisiense. Os centros serão coordenados pela associação de caridade Emmaüs Solidarités.

Desde junho de 2015, 20 centros de alojamento, ginásios ou quartos de hotel que recebiam migrantes foram esvaziados em Paris.

? Após a multiplicação dos desalojamentos de acampamentos em condições sanitárias indignas em Paris era necessário mudar de método ? disse a prefeita.