Cotidiano

Paris abre primeira sala de consumo de drogas na França

SMCR1.jpg

PARIS – Um hospital de Paris abrirá na sexta-feira a primeira sala de consumo de drogas na França, onde os usuários poderão injetar suas drogas em condições sanitárias corretas, uma proposta defendida pelas associações, mas criticada pelos moradores locais.

A ministra da Saúde, Marisol Touraine, e a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, visitarão nesta terça-feira esta “sala de consumo de drogas com risco mínimo” (SCMR), situada no hospital Lariboisière, perto da estação de trens Gare du Nord, o bairro parisiense mais afetado pelo consumo de drogas.

Com esta instalação, que na sexta-feira acolherá os primeiros consumidores, a França se une à lista de países que já contam com centros deste tipo, como Alemanha, Austrália, Canadá, Espanha, Dinamarca, Luxemburgo, Noruega, Holanda e Suíça, onde a experiência destes últimos anos foi positiva.

SMCR2.jpg

Esta sala de consumo supervisionado, que conta com uma superfície de 450 m² distribuída em uma entrada, uma sala de espera e uma sala de consumo, está situada no mesmo hospital, mas possui um acesso separado. Estará aberta todos os dias das 13h30 às 20h30.

Poderá receber diariamente cerca de cem pessoas, que precisarão ser obrigatoriamente maiores de idade. Um total de 20 médicos, enfermeiros, educadores, assistentes sociais e agentes de segurança trabalharão no local.