Cotidiano

Parente diz que levará Petrobras a ser grande novamente

RIO – Em sua primeira entrevista a um jornal estrangeiro como presidente da Petrobras, Pedro Parente afirmou na última sexta-feira que vai levar a estatal de novo à grandeza, com a venda de ativos que não interessam mais à empresa. O caminho para restaurar a imagem da Petrobras é uma empresa mais enxuta e rentável, livre de interferências políticas.

“Esta será uma empresa séria (…) com a melhor gestão que podemos ter neste país”, afirmou ao “WSJ”. “Não temos sonhos pequenos para esta empresa. Eu não teria vindo para cá se não fosse para trabalhar para recuperar a grandeza desta empresa a sua grandeza.”

Segundo o jornal, Parente destacou que sua estratégia é parecida com a de seu antecessor, Aldemir Bendine: vender ativos não essenciais e cortar custos para reduzir a dívida de US$ 126 bilhões da estatal.

Ele disse ao jornal que a Petrobras recebeu três ofertas de compra de uma fatia da BR Distribuidora, mas não deu detalhes. A estatal também está em negociações exclusivas com a Brookfield Asset Management para a venda de sua unidade de gasoduto de gás natural Nova Transportadora do Sudeste.