Educação

Parceria visa preparar os futuros profissionais

Curso de Psicologia e TV FAG iniciam projeto de aperfeiçoamento em comunicação

Parceria visa preparar os futuros profissionais

É comum se deparar nos meios de comunicação com a fala de um psicólogo. Convidado para comentar inúmeros fenômenos da sociedade, esse profissional precisa de habilidades para construir uma fala adequada aos diferentes públicos. Pensando em preparar os futuros profissionais para esse desafio, o professor Silvio Vailões propôs uma parceria com a TV FAG.

O trabalho está sendo desenvolvido na disciplina de Tópicos Especiais em Desenvolvimento, nos 9ºs períodos – matutino e noturno. O professor da disciplina decidiu aproveitar a matéria que trata de diversos transtornos (de desenvolvimento, de comportamento, do sono etc) para desenvolver também a habilidade dos alunos frente à mídia. Com isso, fez a proposta ao coordenador da TV FAG, laboratório de telejornalismo da FAG, Luiz Sonda. “Como são acadêmicos do último ano, percebemos que uma das habilidades que eles devem ter é falar e aprender a escrever para meios de comunicação para falar sobre a Psicologia, então precisamos treiná-los sobre como construir uma fala sobre um tema. É uma habilidade de mercado de trabalho. Aprender as técnicas. Pegar a ciência e transformar em uma linguagem compreensível ao público em geral”, defende Silvio.

O primeiro encontro já aconteceu na TV FAG. Na oportunidade, as duas turmas fizeram um tour e conheceram o funcionamento da TV e quais os principais aspectos da linguagem televisiva. Na sequência, divididos em grupos, os acadêmicos vão gravar uma explicação sobre o tema, utilizando o estúdio da TV. “Eu acho muito importante essa integração da TV FAG com os acadêmicos, não só dos cursos da Comunicação, mas de todas as áreas do conhecimento. No tempo em que vivemos, qualquer profissional precisa ter domínio das técnicas de comunicação. Quando estiver no mercado de trabalho, em algum momento ele, com certeza, vai se relacionar com a mídia. Se estiver preparado para isso, seu desempenho será muito mais eficiente. A TV FAG está à disposição de todos os cursos para treinamentos como esse. E essa é uma das missões do Centro FAG: preparar plenamente seus acadêmicos para a vida profissional”, ressalta Luiz Sonda.