Cotidiano

Parceria visa pôr fim ao trabalho infantil

Toledo – A Secretaria de Assistência Social e Proteção à Família de Toledo realizou uma reunião em cumprimento ao Acordo Judicial firmado com o Ministério Público do Trabalho em agosto de 2017 referente ao combate e à prevenção do trabalho infantil. Várias instituições foram convidadas, inclusive representantes do sistema S.

Segundo a diretora de Gestão do Suas, assistente social Marília Borges Leite, o objetivo foi conhecer os programas de aprendizagem executados nas unidades de Toledo, especificamente sobre os seguintes aspectos: nome do programa, endereço e contato da unidade, critérios para participar do programa, público alvo e metodologia de trabalho.

Ela acrescentou que o desafio é discutir o que de fato se configura como trabalho infantil e que legalmente deve ser reconhecido pelos profissionais das diferentes políticas públicas, para que haja o trabalho de prevenção e combate. “O Município está num momento de identificar as situações de trabalho infantil. Quando se tratar de adolescentes, vamos realizar o encaminhamento para os programas de aprendizagem profissional executadas em Toledo. Nesse sentido, todos são parceiros para realizar o trabalho de prevenção”, destacou Marília.

Conforme o Censo 2010, Toledo apresentava 1.218 crianças e adolescentes entre 10 e 15 anos em situação de trabalho infantil, equivalente a 10,2% da população nessa faixa etária.