Educação

Parceria provisória para Libras

Para suprir provisoriamente a falta de professores de libras no CAS (Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez) e CAP (Centro de Atendimento Pedagógico às Pessoas Cegas ou com Visão Reduzida) o Município de Cascavel firmou parceria com a Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná).

Devido ao vencimento do contrato com a antiga empresa responsável pelos profissionais nas turmas das instituições no município, a Prefeitura de Cascavel precisa agilizar procedimentos para que uma licitação emergencial seja aberta, possibilitando nova contratação.

Enquanto isso, as turmas do CAS e CAP terão continuidade de curso na Unioeste a partir da desta semana. “As aulas que serão ministradas no mês de julho no auditório da Unioeste são para os alunos que já frequentam o curso desde 2017 ou início de 2018, pois se tratam de uma sequência dos cursos que já estão em andamento”, explica a Secretaria de Educação.

Aulas

As aulas ocorrerem no período da tarde nos dias 2 e 9 de julho e 4 e 11 de julho durante à noite e abordarão os seguintes temas: histórico da educação de surdos, à legislação e aos direitos das pessoas surdas. Cada aluno deverá escolher entre os dois horários para não ter prejuízos no curso.

Em relação à licitação, a Secretaria de Educação afirma que “o município irá abrir nos próximos dias licitação para contratação de empresa apta a ofertar o curso de libras no CAS”.