Cotidiano

Parceria comercial

A Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro está comemorando seu centésimo aniversário este ano, tornando-se a Câmara americana mais antiga da América Latina. É um símbolo da importância da relação comercial entre as duas maiores economias das Américas.

Há mais de cem anos, as empresas americanas têm reconhecido a importância do Brasil como parceiro comercial e seu valor como um destino para investir. Apesar de cada uma de nossas economias ter tido seus altos e baixos durante esse período, a relação comercial prosperou. Nos últimos anos, temos visto mais e mais empresas construindo parcerias inovadoras, criando novas oportunidades e conduzindo as trocas comerciais a novos patamares.

As empresas americanas têm um relacionamento de longo prazo e perspectivas sobre o Brasil, assim como o governo dos Estados Unidos. O Brasil é a segunda maior economia do hemisfério, com mais de 200 milhões de consumidores. É um mercado essencial para as corporações multinacionais americanas. Vamos continuar aprofundando nossas colaborações em comércio, investimento e inovação.

A nossa duradoura relação bilateral tem uma base sólida e ampla, que nós buscamos fortalecer e expandir. As trocas comerciais em ambas as direções são substanciais e diversificadas, mas um potencial enorme de crescimento permanece. Harmonização das normas e redução do tempo e do custo de processos alfandegários são apenas dois dos muitos recursos disponíveis para facilitar e melhor atender ao potencial do nosso comércio bilateral.

Os Estados Unidos permanecem entre as principais fontes de investimento direto no Brasil ? mais de 6 bilhões de dólares em 2015. Ainda assim, há espaço para fazer mais. Nós assinamos recentemente um acordo para facilitar mais investimentos na infraestrutura brasileira, trazendo tecnologia americana para uma área em desenvolvimento no Brasil.

Por outro lado, estamos felizes em ver uma forte representação brasileira em nossa conferência anual SelectUSA, em que discutimos as melhores oportunidades para empresas estrangeiras investirem nos Estados Unidos. O investimento estrangeiro direto entre os nossos países continua a crescer, e estamos ansiosos para receber a delegação brasileira na próxima edição da conferência, em junho.

Estamos também traçando um caminho que garanta que nossas parcerias comerciais estejam prontas para os desafios do futuro. Seja compartilhando as melhores práticas no desenvolvimento de energias renováveis, agilizando o processo de pedido de patentes ou partilhando pesquisas por meio de parcerias entre universidades, estamos comprometidos em trabalhar juntos para melhor preparar nossas empresas, nossas organizações e nossa juventude para competir no século XXI.

É difícil imaginar que os membros fundadores da Câmara de Comércio em sua primeira reunião há cem anos pudessem prever que a relação EUA-Brasil seria o que é hoje. Nossos países cresceram e se tornaram as duas maiores economias do hemisfério e duas das maiores do mundo. Estamos ansiosos para ver o que mais podemos realizar trabalhando juntos nos próximos cem anos.

Liliana Ayalde é embaixadora dos Estados Unidos no Brasil