Esportes

Paratletas comemoram a conquista de medalhas

Cascavel – Daniel Quintino, de 15 anos, exibiu com orgulho a medalha de ouro conquistada na 21ª Olimpíada Regional das Apaes (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) realizada ontem no Ginásio de Esportes Sérgio Mauro Festugatto, em Cascavel.

“Fiquei muito feliz. Essa é a primeira vez que competi na capoeira. Nos outros anos ganhei medalhas em corrida, futsal, futebol e salto a distância”, disse o adolescente, que acumula habilidades em diferentes áreas do esporte.

A competição reuniu 150 paratletas com idades acima de 12 anos de toda a região oeste do Paraná. Os jogos foram realizados nas quadras do Centro Esportivo Ciro Nardi. A premiação ocorreu ao fim de cada uma das sete modalidades.

Torcida

Durante a partida de futsal feminino, a cada lance a torcida vibrava na arquibancada. A alegria dos paratletas enche de orgulho aqueles que sabem da importância do esporte na vida dos alunos. “É fundamental que mantenham a prática esportiva, além dos inúmeros benefícios para a saúde, o esporte traz valores para eles, principalmente em uma competição”, destaca o professor de Educação Física Rodrigo Soares Correa, que veio de Céu Azul acompanhado de oito alunos para disputas de futsal, badminton e provas de atletismo.

A coordenadora do Paradesporto em Cascavel, Pollyana Bastos, explica que, antes de chegarem à Olimpíada, os alunos das Apaes passam por treinamentos. “A cada 15 dias reunimos equipes de toda a região para o treino aqui, no ginásio. Eles mostram que têm habilidades dentro da individualidade de cada um e a Olimpíada é importante, pois podem vivenciar o esporte de igual para igual”, avalia Pollyana.