Política

Paranhos participa de reunião em Brasília para discutir compra de vacina

Prefeito de Cascavel integrou a comissão do Consórcio Conectar, que representa mais de dois mil municípios do Brasil dispostos a comprar vacina contra a covid-19

Paranhos participa de reunião em Brasília para discutir compra de vacina

O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, integrou a comissão do Consórcio Conectar, que na tarde desta quinta-feira (15) esteve reunida no Ministério da Saúde, em Brasília, para discutir questões relacionadas a vacinação contra a covid-19. A comissão foi recebida pelo secretário executivo do Ministério, Rodrigo Otávio da Cruz.

Os integrantes do consórcio levaram ao Ministério da Saúde o planejamento dos municípios que buscam adquirir as vacinas e, assim, auxiliar o próprio governo federal no Plano Nacional de Imunização (PNI). “O grande desafio é para os meses de abril e maio, tendo em vista que alguns contratos não foram cumpridos por alguns laboratórios que tinham o compromisso de entregar as vacinas”, afirma o prefeito.

As prefeituras estão dispostas a serem parceiras do governo federal, comprar as vacinas e fazer a doação para o Ministério da Saúde, desde que esses imunizantes cheguem aos municípios que integram o consórcio. A proposta é adquirir, ainda no primeiro semestre, cinco milhões de doses e fazer a doação, respeitando o PNI.

“A gente doaria e o Ministério da Saúde devolve para os municípios que aportaram recursos financeiros para que possamos ter o plano. Fizemos uma demanda que podemos vacinar os servidores da educação para que possamos trazer de volta as nossas crianças às escolas municipais de todo o Brasil, nesse caso específico desses municípios que compõe o consórcio. Graças a Deus foi uma reunião produtiva, ficamos felizes porque pelo menos  temos aqui a garantia de uma grande compra até o fim do ano”, destaca Paranhos.

Segundo o Ministério da Saúde, até o fim do ano serão compradas 200 milhões de doses.