Política

Paranhos nomeia mais secretários para o segundo mandato

Outros secretários conhecidos devem voltar

Paranhos nomeia mais secretários para o segundo mandato

O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, fez ontem as primeiras nomeações de secretários para seu segundo mandato, sem surpresas. Foram nomeados: Edson Zorek – secretário de Planejamento e Gestão; Jefferson Lobo da Silva – secretário de Comunicação Social; Marcia Aparecida Baldini – secretária de Educação; Renato Cesar Segalla – secretário de Finanças e secretário de Agricultura; Thiago Daross Stefanello – secretário de Saúde. A coluna apurou que outros conhecidos devem voltar: Cletírio Feistler deve continuar chefe da Casa Civil; Luciano Braga Côrtes segue à frente da Procuradoria-Geral do Município; Simoni Soares continua no comando da Transitar; Tales Guilherme também fica, provavelmente na presidência do IPC (Instituto de Planejamento de Cascavel), assim como a secretária de Paranhos, Descire Doneda, e Alcione Gomes, na Fundetec. A função de chefe de Gabinete fica a cargo de Alcineu Gruber.

 

Autonomeação

A surpresa do decreto de ontem foi a própria nomeação de Paranhos para responder interinamente pelo Território Cidadão – Cascavel Desenvolvimento Territorial. Nesse caso, sem acumular salário, mantendo a remuneração de prefeito.

 

199 exonerações

O decreto publicado no último dia do ano chamou a atenção pela quantidade de exonerados: 199, lembrando que o prefeito já tinha feito duas extensas listas no ano, antes das eleições e nem todos foram renomeados.

 

Em negociação

Ontem, Paranhos disse ao HojeNews que já existe negociação para o preenchimento desses cargos. “Na medida em que vamos consolidando as pastas e os secretários vão assumindo, eles vão solicitando, de acordo com a demanda de cada secretaria. Na gestão passada, usamos apenas 55% dos cargos em comissão e isso é o que imaginamos e devemos manter para os próximos anos”.

 

Convidado

O vereador Nei Haveroth foi convidado a integrar a equipe. “O Nei já foi da Secretaria da Agricultura e agora assume o Meio Ambiente no lugar do Wagner Yonegura. Existe uma possibilidade de o Wagner ocupar algum posto da prefeitura para dar sequência a alguns projetos, mas já deixei claro que ele não será secretário”, disse Paranhos.

 

Indefinidos

Uma das posições indefinidas é com relação ao papel do ex-secretário de Obras Adelino Ribeiro. “Pedi para que o Adelino continue na prefeitura, mas existe a possibilidade de ele assumir algo no Estado. Ele está analisando e vai me responder assim que se decidir”. A coluna apurou que o nome de Adelino não foi assim tão bem recebido por cascavelenses que integram o governo e que, por isso, sua nomeação estadual teria batido na trave.