Política

Paranhos libera reposição parcelada aos servidores

Edson Zorek, secretário de Planejamento, havia informado semana passada que isso só seria possível em agosto

Paranhos libera reposição parcelada aos servidores

Após uma revisão interna das contas, a Secretaria de Planejamento e Gestão verificou que há possibilidade de pagar a reposição da inflação aos servidores públicos municipais, antes do encerramento do segundo semestre. Edson Zorek, secretário de Planejamento, havia informado semana passada que isso só seria possível em agosto.

Agora, o Executivo municipal concordou em repassar o reajuste de 5,07% divididos em quatro parcelas – três de 1,26% nos meses de junho, setembro e outubro, respectivamente, e uma parcela de 1,29% em dezembro – exceto para os cargos em comissão e agentes políticos. O percentual refere-se a reposição inflacionária entre maio de 2018 e abril de 2019. A contraproposta será avaliada em assembleia geral terça-feira, 19h, no primeiro andar do Edifício Felipe Adura. “Novos estudos a respeito do impacto financeiro imediato e a longo prazo foram realizados, além de projeções a respeito de receitas no tesouro municpal para concessão da revisão geral anual ainda que a despesa total com pessoal exceda a 95% do limite prudencial”, explicou Zorek.

No comunicado repassado ao Sismuvel (Sindicato dos Servidores Muncipais de Cascavel), a Secretaria de Plajejamento informou que ultrapassou os 51,3% com gasto com pessoal – atingindo 51,7% da receita corrente líquida, conforme mensuração interna da secretaira de finanças no primeiro quadrimestre – por isso, apenas a reposição da inflação é possível no momento. “A administração tem sido cautelosa no que diz respeito aos gastos com pessoal”.
O impacto financeiro estimado será de R$ 7.141.648,74 neste ano e até 2021 o impacto será de R$ 21.755.967,35. Outras reivindicações feitas pela categoria não serão atendidas no momento, no entanto, a prefeitura diz que pretende avaliá-las no futuro. “As reinvindicações não atendidas neste momento serão cuidadosamente analisadas no decorrer do próximo quadrimestre, momento em que continuaremos dialongando com o sindicato, verificando possibilidades, recebendo sugestões e nos manifestando acerca das mesmas”.

Reportagem: Josimar Bagatoli