Cotidiano

Paranhos lança Programa Agricultura Urbana

A Horta Municipal de Cascavel “será o coração do Programa de Agricultura Urbana que estimulará o aproveitamento de lotes baldios, contribuindo para amenizar problemas de segurança e de saúde pública”, anunciou nesta sexta-feira, 6, o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos durante vistoria no espaço que já foi referência na distribuição de verduras e legumes a famílias carentes e entidades.

Hoje as plantações de couve e de feijão estão escondidas em meio ao mato, mas o cenário mudará já a partir da próxima semana, conforme garantiu o prefeito. “Não vim aqui falar do abandono, mas do que podemos fazer com este grande potencial, que é recuperar um trabalho muito bem feito quando vereador Mauro Seibert cuidava deste local. A partir de segunda-feira, 9, começa uma profunda revitalização, preservando a estrutura de irrigação. Num prazo máximo de 60 dias queremos iniciar o processo de abastecimento dos 12 territórios cidadãos que implantaremos a partir de fevereiro, com produtos desta horta”, disse Paranhos.

A horta está localizada no Bairro Santa Cruz numa área de 24 mil metros quadrados, por onde passa o Rio Bezerra. A produção de verduras e de legumes será intensificada, sob a coordenação da Secretaria de Agricultura, numa parceria com a Fundetec/Agrotec. “Cada escola terá um canteiro para ensinar as crianças a plantar, a cultivar e a consumir alimentos saudáveis, além de cuidarem do rio”, disse o prefeito ao detalhar o programa.

O Programa Agricultura Urbana prevê hortas comunitárias em terrenos do município, livres de agrotóxicos, que abastecerão escolas, creches, o restaurante popular e entidades assistenciais, bem como parcerias com proprietários de lotes baldios.