Saúde

Paranhos encaminha projeto que inclui professores na fila de vacina contra covid

Paranhos encaminha projeto que inclui professores na fila de vacina contra covid

Cascavel – O prefeito Leonaldo Paranhos encaminhou à Câmara de Vereadores de Cascavel um projeto de lei que inclui, na segunda etapa do Plano de Operacionalização da vacinação contra a Covid-19, professores e outros profissionais que atuam na Educação Básica e no ensino superior em instituições públicas e privadas de Cascavel.

“A metodologia que nós vamos fazer vai incluir os professores e vacinar por escola. Se abrirmos a vacinação, vamos vacinar uma pessoa daqui [Bairro 14 de Novembro], outra do Interlagos, outra do Santa Cruz e não teremos a condição de voltar às aulas. Então, vamos incluir a cada vacinação uma escola e vacinar todos os profissionais de educação daquela escola. Vacinamos 90 professores e retornam 600 alunos para as salas de aula”, explicou Paranhos.

O projeto foi protocolado pela secretária de Educação, Marcia Baldini, e pelo secretário de Saúde, Mirolsau Bailak. O prefeito solicitou que o projeto seja apreciado em caráter de urgência. “Com a vacinação, vamos ter a possibilidade de, o quanto antes, estarmos retornando às aulas de forma presencial nas escolas”, avalia Marcia.

Miroslau Bailak disse que a proposta do prefeito Paranhos mostra a preocupação com as pessoas que são responsáveis pelo futuro de Cascavel, do Paraná e do Brasil. Segundo ele, o fato de os alunos não poderem ir à escola tem prejudicado o cognitivo das crianças de forma séria e grave. “A vacinação dos professores já deveria ter sido uma iniciativa do próprio Ministério da Saúde, do governo federal, governo estadual, mas veio iniciar aqui, com prefeito que, sensibilizado com essa questão, aceitou em pedir essa possibilidade à Câmara de Vereadores e, quiçá, a gente possa vacinar, muito em breve, todos os professores da rede municipal”, afirmou Bailak.

O presidente interino da Câmara, Romulo Quintino, estima que o projeto seja votado no início de maio.