Política

Paranhos ‘não convencido’

O prefeito de Cascavel Leonaldo Paranhos esteve ontem presente na Câmara de Vereadores de Cascavel durante sessão ordinária. E também recebeu uma homenagem destinada ao Ipem – já que fez parte do órgão – por parte do Legislativo.

Ele aproveitou a oportunidade para falar a respeito da merenda escolar, um assunto polêmico e que vem rondando a Câmara de Vereadores, já que a maior parte do Legislativo é contra a terceirização, que está em estudo pelo Executivo.

Paranhos garantiu que ainda não está convencido de uma, quem sabe, futura terceirização da merenda escolar de Cascavel e que isso apenas será feito se todos os setores, Executivo, Legislativo – incluindo Comissão de Educação –, os próprios servidores e os membros dos conselhos municipais estiverem certos da decisão.

“O que eu quero garantir aos vereadores é que não haverá nenhum passo que não seja para garantir a qualidade, a economia e a eficiência do serviço”, afirmou.

Estudo

Um levantamento é realizado na Prefeitura de quanto é investido na merenda escolar e o que é oferecido e alguns servidores já foram visitar outras cidades em que a terceirização é feita, para estudar o processo. “Se sentirmos que é possível, fazemos uma experiência em uma escola, de repente em um dos territórios”.

Atualmente, Cascavel adquire quase 70% dos alimentos com a agricultura familiar e esse é considerado o principal prejuízo se a alimentação das crianças for terceirizada. “Não poderíamos avançar com esse prejuízo. Se for feita uma licitação nesse sentido, a exigência é para contribuir com a agricultura familiar”, ressaltou.

Mais tranquilos

Os vereadores que fazem parte da Comissão de Educação se dizem mais tranquilos após a afirmação do prefeito e que não veem argumentos para terceirização da merenda. E apesar do tititi nos bastidores de que o comando da Secretaria de Educação não estava ‘pegando confiança’ na equipe da merenda e que por isso havia a proposta de terceirizar, a informação é de que a frente da secretaria hoje é contra o repasse dos serviços a uma empresa terceirizada.