Variedades

Paranaenses expõem obras em Paris

São Miguel do Iguaçu – O sonho de todo artista é ver seu trabalho reconhecido no mundo todo, mas há um lugar em especial com que todos sonham: o Louvre, em Paris. E não é que duas artistas do oeste do Paraná estão com o nome nesse espaço inspirador? Eliane Maria de Pieri e Edimara Lupges expõem duas obras no Salão Internacional de arte Carrossel do Louvre, em Paris. A exposição vai de hoje até domingo.

Para expor no Carrousel do Louvre elas passaram por uma avaliação da arte de críticos e curadores de arte da Noruega e da Itália, que as convidaram para expor no Museu do Louvre, berço internacional da arte.

Eliane confessa a importância da conquista: “Sinto uma grande emoção em pensar que farei parte por alguns instantes da história da arte e que vou expor no mesmo museu onde estão obras como a Monalisa, de Leonardo da Vinci, e outras milhares de obras famosas”.

O quadro intitulado “Limitações” mostra a perfeição das obras de Eliane Maria De Pieri

Em rede

As obras das duas paranaenses também estão sendo divulgadas no site oficial do Salão Internacional de Arte Contemporânea de Paris. Esse evento conta com mais de 82 artistas de 16 países que mostram o trabalho para todo o mundo todo.

A pintora cascavelense Edimara Lupges é um dos prodígios da arte do oeste do Paraná. Ela dedicou a vida ao desenho e ao estudo da fotografia e de imagens. Segundo ela, a infância e a adolescência foram marcadas com lápis e papel: “Meus desenhos eram retratos degradê monocromáticos utilizando lápis grafite, mas a luz e a sombra sempre foram minha paixão. Para mim, a beleza de tudo está no contraste desses dois elementos visuais”, ressalta a pintora.

Quando questionada sobre a emoção de representar Cascavel e o Brasil na França, a artista afirma que se sente muito feliz. “Felicidade é pouco para expressar essa grande exposição em ter a obra divulgada no site oficial do Salão Internacional de Arte Contemporânea de Paris”.

As duas artistas se conhecem há anos e, para elas, é uma imensa alegria esse reencontro por meio da exposição representando o Brasil mundialmente.

A pintura intitulada “Ternura” é uma das obras mais belas da artista Edimara Lupges

 

As artistas

Eliane Maria de Pieri é natural de Missal e mora em São Miguel do Iguaçu. Graduada em Artes Visuais pela Unijui (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul). Especialista em Arte, Educação e Terapia em Neurociência para Educadores e Educação do Campo.

Eliane já realizou diversas exposições nacionais e internacionais. Ministra aulas de arte, pintura em tela e desenho em atelier nas cidades de Missal e São Miguel do Iguaçu.

A inspiração da artista cascavelense Edimara Lupges vem de berço, já que a mãe gostava de pintar e o pai fazia esculturas com madeiras e pedras nas horas vagas. Isso foi o que despertou a atenção para formas, cores, preservação de madeira e restauração de objetos antigos.

Hoje Edimara trabalha criando obras de arte, como pinturas óleo sobre telas, vidros, cerâmicas e madeiras, pinturas de objetos de cerâmicas, gesso, restaurações, criações e desenvolvimento de técnicas em pinturas.