Esportes

Paranaense nos moldes cariocas

A união que há tempos não se via entre os dirigentes do futebol paranaense rendeu mudanças na fórmula de disputa do Estadual para 2018. Aliás, para a edição de 2019 também, uma vez que o Estatuto do Torcedor exige que o mesmo sistema seja mantido ao menos por duas temporadas. Em reunião arbitral realizada ontem pela manhã em Curitiba, ficou definido que as 12 equipes participantes serão divididas em dois grupos, e os grupos participarão de duas Taças.

Na primeira Taça, as equipes se enfrentarão entre os grupos e as duas melhores de cada grupo se classificarão para semifinal – e posteriormente final – em jogo único. Na segunda Taça, as equipes se enfrentarão dentro de seus grupos e as duas melhores de cada chave avançarão à semifinal – e posteriormente à final -, também em jogo único. Esse modelo é semelhante ao utilizado no Campeonato Carioca, com as Taças Rio e Guanabara.

O título do Campeonato Paranaense de 2018 será definido em uma final disputada pelo campeão da cada Taça, em duas partidas. Caso o vencedor de cada Taça seja o mesmo, ele será declarado campeão.

Por deliberação dos clubes, também foi estipulado limite de inscrição de 30 atletas por equipe. Cada cube poderá fazer até cinco substituições em suas listas de inscritos até o início da segunda Taça.

1ª rodada

O Paranaense 2018 terá início no dia 21 de janeiro e pode ter sua decisão no dia 8 de abril, caso haja os dois jogos finais. Serão rebaixadas as duas equipes que tiverem conquistado o menor número de pontos na soma das duas Taças, sem contar os jogos de semifinais e finais.

Os grupos

De acordo com a fórmula apresentada pelos clubes, o FC Cascavel estará no mesmo grupo com Cianorte, Coritiba, Foz do Iguaçu, Maringá FC e Paraná Clube. Já a outra chave terá Atlético, Londrina, Prudentópolis, Rio Branco, Toledo e União/Francisco Beltrão.