Esportes

Paranaense completa o Rali Dakar

Aos 61 anos, atingiu seu objetivo de concluir todos os estágios de uma edição do Rali Dakar, a maior prova off road do mundo

Lincoln Berrocal, de 61 anos, foi o único brasileiro e também o mais velho na disputa entre as motos na Arábia Saudita 

Crédito: Divulgação
Lincoln Berrocal, de 61 anos, foi o único brasileiro e também o mais velho na disputa entre as motos na Arábia Saudita Crédito: Divulgação

Lincoln Berrocal é a comprovação de que nunca é tarde para conquistar um sonho. Aos 61 anos, atingiu seu objetivo de concluir todos os estágios de uma edição do Rali Dakar, a maior prova off road do mundo. O piloto patrocinado pela Pro Tork obteve o feito na sexta-feira (17), ao completar a etapa final do evento, que percorreu quase 8 mil quilômetros na Arábia Saudita.

Único brasileiro a competir nas motos, o paranaense era também o mais velho entre os 147 inscritos na categoria. Desses, apenas 96 conseguiram se manter na competição até cruzar a linha de chegada. Lincoln finalizou o grande desafio na 67ª posição, acelerando sua KTM 450 Réplica. Vale lembrar que ele é empresário e atleta amador.

Emocionado, o desbravador foi recebido por amigos e familiares ao encerrar a última fase, em Qiddiya, na capital Riad. “Quero deixar um abraço a todas as pessoas que me apoiaram. Gente do mundo inteiro que torceu, mandou palavras de carinho. Com o auxílio de todos pude realizar um sonho e garantir essa alegria ao Brasil. Agradeço, ainda, à Pro Tork, que confiou e apostou em mim”, destacou.

Ao todo, foram percorridos 7.893 quilômetros, sendo que em alguns casos as equipes encararam mais de 800 em um único dia. Pelo caminho, rios, vales e uma infinidade de areia, incluindo dunas de até 200 metros de altura. “Os últimos trechos foram particularmente tensos, com muitas pedras e riscos de queda. Precisei conduzir com cuidado, na ponta dos dedos. Mas graças a Deus estou aqui, deu tudo certo, obtive a nossa vitória”, avalia o brasileiro.