Policial

Paraná vai receber 40 viaturas para equipar o Programa Vigia

Veículos vão reforçar as ações nas fronteiras e nas divisas do Estado

Paraná vai receber 40 viaturas para equipar o Programa Vigia

Foz do Iguaçu – O Vigia (Programa Nacional de Vigilância das Fronteiras e Divisas) no Paraná vai receber 40 viaturas do MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública). Os veículos irão equipar as unidades policiais vinculadas ao Programa Vigia, com a finalidade de potencializar a prevenção e a repressão da criminalidade.

As viaturas adquiridas pelo MJSP são do tipo caminhonete, com tração 4×4, com a possibilidade de atuarem em terreno misto – urbano e fora de estrada – e personalizadas com compartimento humanizado para transporte de detidos.

Os veículos serão entregues até o início do segundo semestre deste ano e irão melhorar as condições de segurança, propiciando o melhor desempenho policial. O Programa Vigia atua prioritariamente nos crimes letais intencionais, tráfico de drogas, armas e descaminho, bem como em outras modalidades criminosas transnacionais na faixa de fronteira, divisas e áreas de interesse operacional.

Programa Vigia

O Paraná foi o primeiro Estado a receber atuação permanente do Vigia. De maio de 2019 até dezembro de 2020, foram 92,9 toneladas de drogas apreendidas, causando um prejuízo de mais de R$ 468 milhões aos criminosos. O Estado também recebeu a primeira base integrada – com atuação no Mato Grosso do Sul e no Paraná – equipada com sistema de comunicação, que auxilia no intercâmbio de informação entre os agentes que trabalham em operações de combate a ilícitos na região. Além disso, já estão contratadas as aquisições de kits de Atendimento Pré-Hospitalar tático, óculos de visão noturna, capacetes e coletes de proteção balística.