Esportes

Paraná terá 18 provas de Marcas neste ano

O Campeonato Paranaense manterá a fórmula de três etapas, com a abertura marcada para dia 9 de abril, em Curitiba

O Paraná terá 18 provas de Marcas na temporada 2017 e que valerão pelo Campeonato Paranaense e pelos Metropolitanos de Curitiba, Londrina e Cascavel. Isso foi o que ficou definido na reunião do último sábado entre a diretoria da FPrA (Federação Paranaense de Automobilismo) e representantes dos clubes.

O Campeonato Paranaense manterá a fórmula de três etapas, com a abertura marcada para dia 9 de abril, em Curitiba. A segunda etapa será no dia 2 de julho, em Londrina, e a terceira e decisiva no dia 8 de outubro, em Cascavel.

Os Metropolitanos serão em oito etapas, sendo seis em suas sedes e duas fora. Isso quer dizer que os pilotos de Cascavel terão que sair duas vezes para disputar uma etapa em Londrina e outra em Curitiba. Os de Londrina precisarão se deslocar a Curitiba e Cascavel, e os de Curitiba a Londrina e Cascavel. As etapas fora serão sempre na mesma data do Campeonato Paranaense e os pilotos terão um desconto de 50% na taxa de inscrição.

Ainda sobre os Metropolitanos, cada competidor poderá não participar de uma etapa (duas provas). As outras duas provas de que poderão descartar os pontos poderão ser de etapas diferentes, mas com participação obrigatória.

 

O CALENDÁRIO

As etapas do Campeonato Metropolitano de Curitiba serão disputas em 12 de março, 9 de abril (junto com o Paranaense e os Metropolitanos de Cascavel e Londrina), 7 de maio, 2 de julho (em Londrina, junto com o Paranaense), 20 de agosto, 17 de setembro, 8 de outubro (em Cascavel, junto com o Paranaense) e 12 de novembro.

O Metropolitano de Londrina será nestas datas: 5 de março, 9 de abril (em Curitiba, junto com o Paranaense), 28 de maio, 2 de julho (junto com o Paranaense e os Metropolitanos de Cascavel e Curitiba), 13 de agosto, 17 de setembro, 8 de outubro (em Cascavel, junto com o Paranaense) e 5 de novembro.

Já o Metropolitano de Cascavel será nestas datas: 19 de março, 9 de abril  (em Curitiba, junto com o Paranaense), 28 de maio (junto com a Sprint Race), 2 de julho (em Londrina, junto com o Paranaense), 30 de julho, 13 de agosto, 3 de setembro e 8 de outubro (junto com o Paranaense e com os Metropolitanos de Londrina e Curitiba).

Provas longas

O Paraná já tem datas definidas para duas provas longas tradicionais. A Cascavel de Ouro será disputada no dia 19 de novembro, no Autódromo Zilmar Beux, e as 500 Milhas de Londrina n dia 25 de novembro, no Autódromo Internacional Ayrton Senna.  Há ainda a possibilidade da realização dos 800 Km de Curitiba. Os promotores estão negociando uma data com os donos do autódromo da capital.