Cotidiano

Paraná tem menos de 30% das propriedades rurais registradas CAR

O prazo estipulado pelo governo federal para o cadastro vai até 5 de maio de 2016

Curitiba – A menos de nove meses para o fim do prazo de realização do CAR (Cadastro Ambiental Rural), 29,7% das propriedades rurais do Paraná estão registradas no sistema. O prazo estipulado pelo governo federal vai até 5 de maio de 2016.

O Paraná está entre os Estados com maior número de propriedades cadastradas, mesmo com a redução do ritmo da procura por parte dos proprietários após o anúncio da prorrogação do prazo. O Estado, que é o segundo do Brasil em número de propriedades rurais, está em quarto lugar quanto ao número de imóveis cadastrados.

De acordo com o último relatório do IAP (Instituto Ambiental do Paraná), órgão responsável pela homologação dos cadastros no Estado, até 31 de julho 35% da área passível de cadastro já tinha sido registrada no sistema. Porém, o relatório mostra queda no ritmo. Em julho foram cadastradas 7.741 propriedades rurais; em junho 16.270; em maio pouco mais de 32 mil; e em abril mais de 52 mil.

Para acelerar os cadastramentos, o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto, afirma que pretende dar maior publicidade ao CAR no Estado. Também serão mantidas as reuniões com representantes dos municípios e proprietários rurais com a finalidade de esclarecer vantagens para quem fizer o cadastramento no prazo estabelecido.

“A ideia é contribuir para que as pessoas não façam os cadastros na última hora. Temos mais de 5 mil pessoas capacitadas para auxiliar gratuitamente os proprietários rurais, principalmente os menores, que têm menos acesso à informação”, explicou Tarcísio.

Os proprietários que não se cadastrarem terão dificuldades para conseguir linhas de crédito e financiamentos a partir de 2017. Além disso, quem perder o prazo não terá benefícios previstos no Novo Código Florestal e a facilidade para regularização ambiental das propriedades.

(Com informações da Agência de Notícias do Paraná)