Cotidiano

Paraná tem mais de 100 unidades de saúde com certificação de qualidade

O Governo do Estado fechou o ano de 2016 com 122 unidades de saúde contempladas com o selo de qualidade da atenção primária. O título é um reconhecimento ao trabalho de excelência desenvolvido pelas equipes de saúde que atuam no atendimento direto à população. A expectativa é que outras dezenas de unidades paranaenses recebam a certificação nos próximos dois meses. 

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, a concessão dos selos faz parte de um programa inédito do Estado, criado para fortalecer a atenção primária. “É uma maneira de valorizar os profissionais que se empenham diariamente na melhoria das condições de assistência à população. O objetivo é mostrar que é possível oferecer um atendimento digno e resolutivo em todos os municípios”, destacou. 

Implantado em 2014, o projeto de Tutoria da Secretaria de Estado da Saúde já beneficia 524 unidades de saúde, em 308 municípios. Todo o trabalho é orientado e acompanhado por profissionais das regionais de saúde. A ideia é aprimorar a gestão da qualidade dos serviços prestados através de mudanças no modelo de gerenciamento de riscos, processos e resultados. 

Segundo o superintendente de Atenção à Saúde, Juliano Gevaerd, o projeto propõe mudanças na rotina de trabalho das unidades. “A prioridade é garantir a qualidade e a segurança da assistência ao paciente. Por isso, orientamos as equipes municipais a adotarem protocolos e ações específicas neste sentido”. 

A tutoria é a segunda etapa da vertente de educação permanente do programa ApSUS, de qualificação da Atenção Primária à Saúde. Na primeira fase, o Estado promoveu nove oficinas temáticas sobre diretrizes importantes da política pública de saúde. Os eventos atingiram mais de 38 mil profissionais de todas as regiões do Paraná. 

A chefe do Departamento de Atenção Primária da Secretaria da Saúde, Monique Costa, explica que a tutoria tem o papel de consolidar os conteúdos repassados nas oficinas do APSUS. “Queremos que esses novos conceitos sejam aplicados na prática. Isso tudo faz com que a equipe se envolva no processo e trabalhe mais motivada em prol do atendimento à população”, afirmou. 

CATEGORIAS – Os selos de qualidade do APSUS foram divididos em três categorias: bronze, prata e ouro. Para recebê-los, é preciso que a unidade atinja desempenho satisfatório em uma rígida avaliação da Secretaria da Saúde. Cada categoria diz respeito a um nível de qualidade diferente.