Cotidiano

Paraná tem hoje dia D de multivacinação

Ao todo, 14 vacinas serão ofertadas gratuitamente

Curitiba – Unidades de Saúde de todo o Paraná estarão abertas hoje para o Dia D da Campanha de Multivacinação. Ao todo, 14 vacinas serão ofertadas gratuitamente. O objetivo é melhorar a cobertura vacinal das crianças menores de cinco anos, além de completar o esquema de imunização daquelas com idade entre 9 e 14 anos.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, esta é a oportunidade dos pais levarem seus filhos para atualizar a carteirinha de vacinação. “Faremos uma grande mobilização neste sábado, com atividades especiais para as crianças. Por isso, pedimos que reservem um momento do dia para levar seus filhos à unidade de saúde mais próxima de sua casa”, destacou.

As vacinas que estarão disponíveis são: HPV, dupla adulto (difteria e tétano), DTP (difteria, tétano e coqueluche), febre amarela, hepatite A, meningocócica C, pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, meningite e hepatite B), pneumo 10, rotavírus, varicela, VIP (poliomelite injetável), VOP (poliomelite oral), tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela).

É importante que os responsáveis não esqueçam de levar a carteirinha de vacinação e um documento oficial da criança. A medida permite que os profissionais de saúde avaliem o esquema vacinal e indiquem a aplicação das doses que faltam.
“Ter o esquema vacinal completo favorece o desenvolvimento saudável da criança. Atualmente, a vacinação é uma das principais estratégias de proteção”, reforçou Caputo Neto, que participará das atividades no sábado, em Foz do Iguaçu.
 

Dengue

Em 30 municípios, também acontecerá o último dia de vacinação contra a dengue. De forma pioneira, o Paraná foi o primeiro Estado das Américas a realizar uma campanha de imunização contra a doença. Quase 200 mil pessoas já foram beneficiadas.